'soon this space will be too small and I'll laugh so hard that the walls cave in then I'll die three times and be born again in a little box with a golden key and a flying fish will set me free ... soon this space will be too small and I'll go outside and I'll go outside'... lhasa de sela


[Who’s there? Quem está aí?] *



quarta-feira, 17 de Outubro de 2007
21:30, teatro maria matos, plateia, segunda fila, lugar B-3

Abstraio-me das pessoas à minha volta, sustenho a respiração e aguardo... na escuridão ouve-se o sussurrar da pergunta: Who’s there? Quem está aí?

os actores surgem de costas voltadas para o público de frente para os espelhos, procurando-[se] por detrás das máscaras... é assim que começa e termina a encenação de João Mota.

o espaço vazio, os despojados pés nus dos actores, uns comediantes com flautas...

estamos em Elsinore.



não há Diogo Infante mas um Hamlet que representa as nossas contradições e angústias...


[Qual é então a essência do seu Hamlet?
Prende-se com aceitar algo que para mim é complicado e se relaciona com as minhas limitações, não só as cognitivas mas sobretudo as físicas. Com a minha finitude, a minha mortalidade. Relaciona-se com a consciência de que a minha essência se esgota no acto da morte. Hamlet violenta-se e obriga-se ao confronto com essa realidade. A partir do momento em que ele reconhece que nunca mais vai ver o pai tem, em termos simples, duas opções: ou age e mata, ou mata-se porque então nada faz sentido.]

in, Jornal Letras 13 Set. 2007


«Vai procurar a minha senhora e diz-lhe que, por mais pintura que ponha no rosto, é a este estado que irá chegar. Fá-la rir disso.»


*estamos todos juntos a representar no mesmo palco!



Teatro Maria Matos - Hamlet, de William Sakespeare, com encenação de João Mota. Tradução de Sophia de Mello Breyner.
Com:Albano Jerónimo, Alexandre Lopes, Ana Lúcia Palminha, Carlos Paulo, Diogo Infante, Gonçalo Ruivo, Hugo Franco, João Ricardo, João Tempera, José Oliveira, José Pedro Caiado, Miguel Sermão, Natália Luíza e Raúl Oliveira.





Sem comentários: